TRADUTOR

sábado, 30 de março de 2013

SALA DE AULA: IDEIAS SUSTENTÁVEIS EM SALA DE AULA

Ideias foram feitas para serem socializadas não é, e este é nosso espaço de conhecer e compartilhar.

Veja como as professoras Juliana Sellanes e Fernanda Freitas da EMEB Francisco Beltran Batistini fizeram a colmeia sustentável. Utilizando as caixas que vem com os materiais dos alunos (cortando-a ao meio e  depois é só encapar). Aqui em São Bernardo do Campo, os alunos recebem o material escolar em caixas, mas você poderá utilizar qualquer caixa grande.

 
 
No Projeto Faber Castell Desenvolvimento Sustentável o Colégio Grajaú em São Paulo fez um trabalho em conjunto, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. Contou com o auxílio dos pais e dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano para arrecadação de materiais recicláveis. A proposta é iniciar o desenvolvimento sustentável de casa para o Colégio e da sala de aula para escola toda. Por isso resolveram confeccionar:
-Uma casinha de caixa de leite; (caixa de leite , durex e garrafa pet)
- Mesa de caixa de leite; (caixa de leite , durex, cola e jornal)
- Uma pequena jardineira; (caixa de leite, terra preta e muda de flores)
 

thumb


A EMEI LEONOR JACINTO DE CAMPOS PIETROBOM em São Paulo elaborou um jogo da velha  sustentável para o Projeto Faber Castell Desenvolvimento Sustentável  . Utilizou vários materiais como: papelão, tinta guache verde, cola plástica verde, cola branca, tampinhas de garrafa Pet, barbante, papel crepom preto. Jogo de fácil confecção e que utiliza materiais acessíveis e recicláveis. É um jogo que auxilia no desenvolvimento de estratégias.

thumb



A Emeif Bairro Retiro no município de São Paulo  elaborou um projeto bacana sobre a confecção de sabão para o  Projeto Faber Castell Desenvolvimento Sustentável .
As professoras Iranilde e Beranisa com a  colaboração da merendeira  Lucivanda e alunos do Ensino Fundamental I  elaboraram o projeto ”UM MUNDO MAIS PERFUMADO COM SABÃO RECICLADO”
Objetivo: Desenvolver nos alunos a idéia de reciclagem , pensando no equilíbrio ecológico. Aprender a fazer sabão para aproveitar o óleo usado em frituras que muitas vezes é jogado no solo ou no esgoto prejudicando o meio ambiente.
Desenvolvimento: Houve junto a comunidade a coleta de óleo usado juntamente com os alunos. A colaboradora, Lucivanda n forneceu a receita do sabão e ajudou a fazê-lo, mostrando os cuidados no manuseio dos ingredientes.
Todos os alunos participaram da preparação do sabão e na modelagem e confecção de embalagens de garrafas pet(recicladas).
 Conclusão:Os alunos perceberam que mesmo morando em zona rural e sendo uma comunidade carente, poderiam ajudar reciclando e aprendendo a fazer o sabão para o uso da família.

thumb
 
Amei todas as dicas, parabéns as escolas, com certeza o trabalho que vocês estão fazendo vão trazer frutos para as novas gerações.
 
Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...