Quando o assunto é sistema solar, ficamos até amarelos não é?
Veja só que ideia maravilhosa da professora Juliana Sellanes do Colégio Marco Pólo no bairro da Vila Mariana em São Paulo para trabalhar com esse tema nas aulas de Ciências.
PROJETO: PEQUENOS CIENTISTAS
Nesse projeto a turma irá investigar cada área da ciência, e começaram pela astronomia.
Como aprender os movimentos de translação e rotação??? Fácil, é só brincar de ser um planeta e girar pelo sistema solar , afinal como diz nosso eterno Piaget, as crianças estão na fase das Operações Concretas.
Essa atividade foi realizada com os alunos do 1ª ano do ensino fundamental durante a brincadeira simbólica.
Dica do mestre: Nessa brincadeira cada criança representa um planeta do sistema solar, o tambor no meio delas representa o sol, no chão foi riscado com giz um circuito que representa a orbita do planeta (espaço por qual a criança irá percorrer).
A bola branca que as crianças seguram representa a lua.
Detalhe: Há no canto da parede um aluno cheio de blusas. Sabe por que? Ele representa o planeta Netuno, que fica mais longe do sol e por isso sente muito frio.
Depois desta atividade a turminha vai fazer o registro gráfico da brincadeira por meio de desenho e posteriormente vão fazer o texto coletivo contando sobre suas experiências, afinal eles são Pequenos Cientistas.
Obrigada Juliana por mais essa contribuição aqui no blog e parabéns pela investigação com a turma.
Um grande abraço a essa galera que faz da educação ser um momento único e especial.
Beijos JÔ
Nenhum comentário:
Postar um comentário